O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) foi elaborado pelo Instituto Votorantim, com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais. O de Recreio,MG está em 72,64 .
Uma das iniciativas, no Brasil, que está dando total apoio ao enfrentamento da expansão do novo Coronavírus, causador da doença Covid 19, que gerou na pandemia mundial, é Municípios contra o Coronavírus que tem a missão de apoiar os municípios brasileiros no gerenciamento e enfrentamento da crise relacionada a covid-19, promovida pelo Instituto Votorantim e BNDES, em parceria com as empresas investidas da Votorantim, o Instituto Arapyaú e a BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo,
Ainda fazem parte dessa frente a Impulso e o IEPS ( Instituto de Estudos para Políticas de Saúde ), que estão alocando todos os esforços para apoiar os governos municipais parceiros a se prepararem no combate ao Covid-19, auxiliando no planejamento e implementação das ações das redes de atenção básica.
Dentre as frentes da iniciativa estão:
Mentoria e assessoria para combate ao covid-19 , com orientação técnica e especializada em gestão de saúde para municípios em todo o território nacional, selecionados via edital e por meio de indicação de municípios de influência das empresas investidas da Votorantim e parceiros.
Telemedicina , oferecida pelo Instituto Votorantim, tem soluções de triagem, autoatendimento, teleorientação e teleconsulta com profissionais da área da saúde para municípios selecionados.
Webinar , em parceria com a BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, com temas relacionadas a Covid-19, como aspectos clínicos da doença; gestão da saúde e liderança na pandemia; e cuidados com a equipe de saúde.
Ferramentas e conteúdos , que apoiam os municípios em gestão e comunicação, trazendo informações sobre prevenção e contenção do Coronavírus.
Além disso, para apoiar essa e outras iniciativas voltadas à contenção da pandemia, o Instituto Votorantim desenvolveu o IVM – Índice de Vulnerabilidade Municipal, uma régua de avaliação sobre as fragilidades da saúde municipal dos territórios brasileiros.
Conheça mais sobre o índice acessando IVM
O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O IVM utiliza dados secundários públicos obtidos por meio de fontes oficiais.
A consulta e utilização do IVM é disponibilizada gratuitamente para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados envolvidos em ações de combate à pandemia. O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.
O Instituto Votorantim acredita que o acesso a informação e a instrumentalização de todos que estão atuando de alguma maneira no combate à pandemia é fundamental para superarmos a crise.
“Dados Gerais – RECREIO,MG:
Microrregião Cataguases, População 2019 = 10.517, Grupo Populacional – 10.001 até 20.000 (Hab.)
IVM —- 72,64
Indicadores do IVM
1. População Vulnerável —– 63,56
2. Economia local —— 88,33
3. Estrutura do sistema de saúde —– 76,26
4. Organização do sistema de saúde —- 67,18
5. Capacidade fiscal administração municipal —- 84,21
Com Casos Confirmados — 29
Confirmados – por mil hab. —- 2,76
Óbitos —- 0.”
Quando acessamos o site, os Dados da Covid-19 referia-se a atualização em 13/07/2020. Hoje, dia 14, de acordo com o último Boletim (13-7-20) Recreio está com 33 casos confirmados e 1 óbito. A edição, hoje, no MG1 da TV Integração(Globo) apresentou o IVM do Intituto Votorantim e foram citados os municípios da região que estão com o índice de vulnerabilidade bem elevado, Recreio estava entre os municípios mais vulneráveis .
De acordo com o site do Instituto Votorantim o” IVM é baseado em dados disponíveis em diversas bases oficiais e considera o cenário mais recente anterior ao início da pandemia ; Não tem como objetivo detalhar ou avaliar as ações em curso ou medidas de combate a pandemia adotadas nos diversos municípios brasileiros; Oferece uma visão consistente, mas não deve ser utilizado como a única ferramenta de apoio para gestores públicos e privados traçarem suas estratégias de ação COVID19”.