Minas confirma primeiro caso de Dengue Tipo 4

É fundamental eliminar focos de risco que podem se transformar em criadouros do transmissor

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) confirma o primeiro caso de Dengue pelo vírus Dengue 4 no Estado. O caso foi identificado a partir de exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e confirmados no último dia 26 de agosto, pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), Pará, referência nacional em arboviroses (viroses transmitidas por mosquitos).

Trata-se de uma moradora de Frutal, no Triângulo Mineiro, município que faz divisa com o estado de São Paulo, próximo à cidade de São José do Rio Preto, onde já havia sido identificada a circulação do vírus DEN 4. A paciente, de 62 anos, foi infectada em maio. Investigações mostram que não ocorreram deslocamentos que demonstrassem que a infecção tenha se dado fora dos limites do município. Atualmente, a moradora encontra-se totalmente recuperada.

Todas as ações de controle da doença devem ser mantidas e intensificadas pelo poder público e sociedade

A SES-MG reitera a importância das ações de controle e prevenção por parte do poder público e da população. Todas devem ser mantidas e intensificadas, uma vez que em Minas já circulam os demais sorotipos (DEN 1, 2 e 3).

A doença – A dengue é uma virose causada pela picada do Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da febre amarela. A doença se apresenta sob duas formas: clássica ou hemorrágica, que é uma forma menos freqüente, porém pode ser fatal.

A dengue apresenta sintomas em 3 a 15 dias após a contaminação. Para o tipo clássico da doença, o doente apresenta dores de cabeça, febre elevada, dores musculares e nas articulações e manchas avermelhadas pelo corpo. Podem ocorrer, ainda, sangramentos nas gengivas e no nariz. A dengue hemorrágica, que na maioria das vezes ocorre em uma segunda contaminação, apresenta os mesmos sintomas, porém, com maior gravidade.

Ao apresentar estes sinais, é importante que o paciente evite medicamentos à base de ácido acetil salicílico, pois aumenta o risco de sangramento. A dengue não tem tratamento específico, devendo o doente ficar em repouso, ingerir bastante líquido e tomar os medicamentos receitados pelo médico, geralmente remédios para baixar a febre e diminuir a dor.

Situação epidemiológica – Até o momento foram notificados 54.588 casos de dengue em Minas Gerais. ( CRÉDITOS DAS FOTOS : Dimang Kon Beu – SES/MG )

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe um comentário