No último sábado (27/08), centenas de pessoas participaram do projeto ‘Troca Saudável contra a Dengue’ que foi idealizado pela Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas (SRS) e pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto teve como objetivo conscientizar e promover a eliminação dos depósitos inservíveis, bem como dos resíduos sólidos urbanos que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito da dengue.O local escolhido foi a Praça do Cristavo, uma vez que no bairro se encontra um alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença. Os materiais inservíveis e resíduos recicláveis recolhidos, que ao todo encheram três caminhões, foram destinados respectivamente à Associação da Indústria de Pneumáticos – ANIP e à Associação Patense de Reciclagem – APARE, a fim de serem reaproveitados e reciclados.
A Itambé, em parceria com o Governo de Minas, doou 1.700 litros de leite para trocar por materiais inservíveis. Flávia Patrícia Mendes Nunes, educadora em saúde do programa municipal de combate à dengue, ressaltou a importância de grandes iniciativas como esta. “Além do leite, conseguimos com o comércio local inúmeros brindes. Quem trocou os recicláveis por leite ganhou um cupom para preencher e concorrer a diversos prêmios. Ainda tivemos o patrocínio para o pipoqueiro e para a distribuição de balas”, comentou Flávia.
Também focando as parcerias, Lindomar Marques Babilônia, Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, destacou que ações de mobilização como esta devem ser incentivadas por toda a sociedade. “É importante a iniciativa privada entrar na guerra contra a dengue por meio do incentivo de troca de inservíveis e a população não deixar juntar materiais que possam acumular água em seus quintais”, disse o superintendente. A educadora Joleine Maria Queiroz Santana Garcia participou de forma duplamente social do Projeto. “Durante a semana, reunimos os funcionários, alunos e pais da creche Vovó Chiquinha, que é aqui do bairro, e juntamos um monte de material de troca. E, para a próxima semana, garantiremos parte do leite das crianças”, ressalta Joleine.
Em apenas um dia, Claudilene Alves Oliveira, juntou mais de 70 frascos de amaciante onde trabalha. “Todas estas embalagem iriam para o lixo, e agora serão trocadas por leite, beneficiando toda a minha família”, disse a lavadeira. Maria Rosana Soares e o filho Ryan recolheram mais de 50 garrafas pets com os vizinhos. “Durante três dias, fomos de casa em casa buscando o material, sendo que não há nenhuma garrafa lá de casa”, observa Maria.
Além da Troca Saudável houve outras inúmeras atividades de mobilização: exposição de móveis confeccionados em pneus; disponibilização do microscópio para visualização de larvas e pupas; demonstração do peixe guppy para o controle biológico; educadores em saúde esclareceram as dúvidas com relação à dengue e distribuíram o Manual do Combatente com o apoio da mascote Aedes Aegypti; demonstração do repelente feito com citronela e aferição de pressão pelos alunos do curso de farmácia do UNIPAM; confecção de porta-treco com embalagem de leite e com o auxílio da equipe do CRAS; e distribuição de mudas de árvore para passeios doadas pelo Instituto Estadual de Florestas. A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Infraestrutura e Obras. Estiveram presentes: a prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, o vice-prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, a secretária de saúde de Patos de Minas, Janaína Maria Silva Araújo Souza, e a autoridade sanitária e referência em endemias da SRS Patos de Minas, Fabiana Britto. Visando ampliar as ações de combate à dengue, houve também, no mesmo dia, o mutirão de limpeza nos bairros Brasil, Brasília, Nossa Senhora da Aparecida, Cristo Redentor e Santa Terezinha, no qual o morador deixava do lado de fora de suas residências todo material que desejava descartar.